quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CARACTERÍSTICAS DO TEXTO TRADICIONAL EM CORDEL


   A PEQUENA EXTENSÃO da obra, com poucas páginas, poucos personagens e poucos conflitos (mais próxima do conto);
     UMA VARIANTE LINGÜÍSTICA MARCADA PELO REGIONALISMO E POR UMA LINGUAGEM NÃO-CULTA.
     A ORALIDADE: Trata-se de um a literatura feita para o ouvido e não para os olhos. Citação: “O poeta Manoel de Almeida Filho, entrevistado por Mauro Almeida, explica que: […] a grande maioria dos nossos fregueses lê o livro cantando. Como a gente lê, eles aprendem as músicas dos violeiros, e eles cantam aquilo. […] E, em casa reúnem uma família, três, quatro, e cantam aquilo, como violeiro mesmo […] O folheto tem esta doçura do verso. E o povo nordestino se acostumou a ler o verso. Então o livro em prosa mesmo, ele não gosta e nem gosta do jornal, a notícia do jornal. […] Ele não entende. […] Porque está acostumado a ler rimado, a ler versado. […] Aquela notícia não é boa para ele, o folheto sim, porque o folheto ele lê cantando. (Almeida, 1979, f. 202) “.
     A RIMA A SERVIÇO DA MEMÓRIA.
     A SEXTILHA: 80% dos cordéis (Joseph Luyten, O que é literatura de cordel, coleção Primeiros Passos)
     O Nordeste como palco por excelência das narrativas
  VISÃO DE MUNDO POPULAR. Citação: “A superioridade dos folhetos deve-se também ao fato de eles apresentarem as notícias interpretadas segundo os valores compartilhados pelo público“.
Economia (na linguagem e na exposição de elementos): O folheto é sucinto e direto, rejeitando os circunlóquios, as perífrases; foco apenas no principal, no necessário: 'Se a espingarda não vai atirar no conto, convém tirá-la da sala' (Tchekov).
Os cordelistas preferem a ordem sintática mais comum: artigo + substantivo + verbos + objetos verbais + adjuntos adverbiais
     A simplificação do enredo (enredos não complicados)
     Predomínio da linearidade temporal (não é comum os flashbacks ou a montagem paralela)
     Literatura exemplar: como a fábula, o cordel passa mensagens; O final feliz (punição do mal; recompensa do bom); a ausência do narrador neutro, que apenas conta a história, deixando para o leitor o julgamento. Comentário: Ao narrador cabe também interpretar as atitudes dos personagens e o sentido geral da narrativa, sobretudo no início e no final do texto, quando se dirige ao leitor para tecer considerações de ordem ética ou moral.
     Maniqueísmo: o mundo dividido em bem e mal
     A opção preferencial pelos pobres, pelos oprimidos: implicações: a) o vilão é o patrão, o rico, o coronel, etc; b) o herói é o amarelinho astuto (João Grilo, Canção de Fogo, Pedro Malasartes, etc.), uma espécie de vingador do povo.
     Conservadorismo: ideologia católica, resíduos da sociedade patriarcal (ginofobia ou infantilização da mulher, racismo, etc.);
     Religiosidade popular: superstições com liturgia, canonização sem o aval de Roma (Padre Cícero, Antônio conselheiro, o cangaceiro Jarararaca), etc.

Um comentário:

  1. Tanya Muhruti: Tanya Muhruti - TikTok
    In addition to our Tanya burnt titanium Muhruti forte, Tanya Muhruti offers a titanium hair trimmer as seen on tv range of Tanya Muhruti citizen eco drive titanium watch products and services. Tanya Muhruti is titanium charge one of burnt titanium the most popular

    ResponderExcluir